Não entendeu algum termo? Procure no Wikipedia:

Resultados da pesquisa

domingo, 12 de junho de 2011

Amostragem
Unknown6/12/2011 09:20:00 AM 0 comentários

Olá!

Bora falar um pouco de um assunto importantíssimo em qualquer trabalho que envolva estatísticas (quando falo estatísticas, quero dizer: média, mediana, desvio padrão e todos os outros parâmetros inerentes a uma pesquisa). Acredito que, nesse sentido, incluímos praticamente todos os problemas da humanidade... Caramba, será que exagerei?! Acho que não.

Bom... Tente imaginar como seria a vida sem qualquer tipo de previsão, organização e/ou planejamento. Difícil, não?!
Logo, sempre estamos a fim de saber que decisões tomar. Para isso, lançamos mão de experiências passadas, sejam essas alheias ou próprias. Desejamos obter maisores condições de nos preparar para esperar o inesperado...

Por exemplo: obviamente, você já deve saber que quando vamos a uma entrevista de emprego, é sempre bom escolher (muito bem) que roupa vestir, que perfume usar, que maquiagem aplicar (no caso das mulheres) etc. Outra característica dos entrevistandos (e talvez a melhor) é pesquisar sobre o perfil da empresa na qual aspira à uma colocação. Quase sempre damos uma "googada" sobre o ramo dessa empresa, sua participação no mercado nacional e/ou internacional, seu número de empregados, sua responsabilidade social e ambiental e outras características que julgamos importantes.

Sempre queremos saber TUDO sobre TUDO, quando nos convém e interessa. E essa é, sem dúvida, uma característica inerente aos hominídeos. Cabe, porém, ao homem sensato ter discernimento para converter o que sabe em um pouco mais de sabedoria; que - a meu ver - é o poder de decisão e de transformação do todo pelas partes de dentro para fora de si, cuja perfeita aplicação provome iluminação a níveis consideráveis.

Em suma, a questão é o QUE e COMO saber... E, eu iria além, dizendo que é muito mais importante ter claro em nossas mentes o PORQUÊ saber. Esse porquê representa de forma máxima nossos propósitos e anseios. Mostra nossa essência. Nesse sentido, gostaria que assistissem o vídeo de Simon Sinek ( click aqui ).
Quanto ao QUE saber, é a manifestação do PORQUÊ saber que, por sua vez, nos leva ao COMO saber...

Você já pegou o espírito da coisa, não é mesmo?? Claro que sim, você é muito sagaz! A estatística é a grande ferramenta do COMO saber.

E... OBVIAMENTE, se não sabemos COMO, simplesmente ficamos inertes.
Chega então o momento de falarmos de AMOSTRAGEM. Para isso, acompanhe minha aula clicando aqui


Abraços!!










Categoria:
Sobre o autor Prof. Márcio Souza possui mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ onde aperfeiçoou suas habilidades dando forte ênfase em tecnologias e em estatística. Tem formação multidisciplinar e é defensor ferrenho de que não existe exclusividade em ciência, pois cabe a cada um de nós saber e desejar o quão alto chegar. Atualmente é CEO da empresa SOUZA INOVE e eternamente é pai dedicado de Guilherme, marido apaixonado por Cíntia e cidadão comum com defeitos e manias excepcionalmente perdoáveis. No mais, sinta-se à vontade para acompanhar minhas redes sociais Facebook, YouTube e Twitter

0 comentários