Não entendeu algum termo? Procure no Wikipedia:

Resultados da pesquisa

sábado, 26 de março de 2011

Variáveis Aleatórias
Unknown3/26/2011 07:13:00 AM 0 comentários

Olá, meus amigos!

Vamos falar um pouco sobre variáveis aleatórias... 
Particularmente, colocaria esse assunto como cerne dos nossos estudos... E por que não, de nossas vidas?? 
Talvez você pense que eu esteja "viajando", não? Mas... Pense um pouco: você lida com variáveis aleatórias a todo o momento... Lida com modelos matemáticos (sob variáveis aleatórias) desde que nasceu. É coadjuvante/protagonista dessa interconectividade chamada vida.

Pense um pouco e me responda:

1) Você nasceu com quantos quilos? Com quantos centímetros de comprimento?
2)  Já teve alguma doença infantil? Quais?
3) Quantos irmãos você tem?
 etc
Bom... Pra provar que você lida, o tempo todo, com variáveis aleatórias, assista o pequeno  VÍDEO que fiz especialmente para vocês.

Entretanto, tecnicamente, estamos interessados na distribuição de probabilidade dessas variáveis... Como que a probabilidade de uma pessoa ter um infarto está relacionada com a altura e/ou com o peso da mesma? Por que (e como) as ações valorizam?? Basta um espirro do Obama? Basta tremores no Japão?
Qual a probabilidade de eu ganhar na MEGA SENA?? Ficou todo entusiasmado agora, né?! Esqueça... É tão pequena que vale mais a pena juntar esse dinheiro que gastaria com os bilhetes de loteria, estudar muito  (estatística, em especial) e investir em ações de um "produto" com o qual você esteja familiarizado.

Agora... Vamos trabalhar um pouco. Colocar a mão na massa. Temos alguns exercícios e teoria sobre Variáveis Aleatórias. Gostaria de ressaltar também que, no caso das variáveis aleatórias quantitativas contínuas, vamos precisar relembrar nossos velhos tempos de Cálculo... Lembram das integrais definidas?? Então, só vão dar elas, a partir de agora!!

Para ter acesso a teoria de variáveis aleatórias, bem como a teoria e exercícios de integrais definidas, basta CLICAR AQUI.


No mais, nos vemos na próxima aula!!


 







Categoria:
Sobre o autor Prof. Márcio Souza possui mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ onde aperfeiçoou suas habilidades dando forte ênfase em tecnologias e em estatística. Tem formação multidisciplinar e é defensor ferrenho de que não existe exclusividade em ciência, pois cabe a cada um de nós saber e desejar o quão alto chegar. Atualmente é CEO da empresa SOUZA INOVE e eternamente é pai dedicado de Guilherme, marido apaixonado por Cíntia e cidadão comum com defeitos e manias excepcionalmente perdoáveis. No mais, sinta-se à vontade para acompanhar minhas redes sociais Facebook, YouTube e Twitter

0 comentários